Como fazer seu próprio MMORPG

Por Luiz Fernando Alves da Silva (Zizaco)

Introdução:

Primeiramente gostaria de dizer que elaborei esse passo a passo para informar todos que sonham(pq só sonhando msmo) em fazer um MMORPG com recursos atuais.
Você quer fazer um MMORPG? Se sim, perfeto, leia este guia completo sem pular uma linha se quer.
Logicamente esse guia é resumido e não aborda a fundo a parte técnica do desenvolvimento de um MMORPG, nem todos os cargos necessarios, porém esclarece bastante coisas.

1º Passo Programação:

Programação, você é um programador? Caso seja, meus parabéns, do contrario, você tem duas opções. Estudar programação, ou contratar($pagar$) algum programador.
Para se tornar um programador, procure por apostilas de lógica de programação, estude linguagens simples, e va progredindo para as de mais baixo nível, ate você se tornar experiente. Em algun(s) ano(s) você já vai ter experiência suficiente para saber exatamente como programar um MMORPG. Devo salientar que durante esses anos de estudo, você devera desenvolver vários jogos simples para desenvolver suas habilidades. Eu recomendo o seguinte cronograma de clones a serem desenvolvidos para estudos:

Jogo da Velha – Primeiras noções de Inteligência Artificial

Tron – Primeiras noções gráficas

Space-Invaders – Inteligência Artificial

Tetris – Tiles

Editor de mapas para Pac-Man

Pac-Man – Inteligência Artificial e Tiles

Editor de mapas para SuperMario Bros

SuperMario Bros – Fisica/Tiles/IA

Software de Chat – Primeiras noções de Redes

Games já mencionados em Versão Multplayer – Redes

Plataformer 3D – Primeiras noções de 3D

Plataformer 3D Multplayer – Pacotes e Protocolos (Quando usar UDP ou TCP)

Se você seguir o cronograma acima, principalmente se ao final desenvolver em uma linguagem de baixo nivel (C++) e é lógico, bem programados, com organização, um ótimo desempenho, velocidade(principalmente o plataformer multplayer) e estabilidade. Você estará apto.
Não cometa o erro de tentar desenvolver um MMORPG com um programador inexperiente(seja vc ou o seu funcionário). Tenha certeza de que os programadores envolvidos são devidamente capacitados nas modalidades propostas no cronograma, pois um código desorganizado e/ou não otimizado vai causar que tudo se torne inutil, lento, cheio de falhas e sem segurança de forma que ao final, será mais vantajoso re-escrever tudo, ou seja, tempo perdido.
Não importa o tamanho do seu projeto, um MMORPG é algo muito complexo, uma pessoa sozinha levaria muito tempo(anos?) para programar um (decentemente), portanto independentemente de você saber programar, se o seu MMORPG não for algo extremamente bobo, simples e patético (ex: Primeiras versões de Tibia), será necessário contratar alguns funcionários para ajuda-lo nessa tarefa.

2º Passo Arte Gráfica:

Você é um artista digital? Sabe desenhar? Se sim, em quais modalidades?
Vamos aqui abordar cada uma das modalidades:

Concept Artist:

Faz os esboços e idéias de personagens, ambientes, itens, também fazem ilustrações para telas de abertura, etc. São extremamente indispensáveis para qualquer MMORPG, pois são eles quem ilustram o GDD(Game Design Document) e apartir das ilustrações que toda a parte gráfica, 3d ou 2D será criada. Resumindo, não existe “grafico bom”, sem haver um bom concept artist por traz.
Para se tornar um Concept Artist, são necessários muitos anos de aprimoramento em desenho e pintura digital, além é claro, de talento.
Outra opção é contratar alguns.

Spriters:

ou Artistas 2D, são pessoas aptas a desenhar as interfaces, GUI, Sprites de personagens, itens, monstros, texturas, sprites de magias(para o efeito de particulas), etc.
Tem de dominar softwares gráficos, além de ter dons artísticos. Geralmente spriters também são Concept Artists e vice versa. A diferença é que spriters são mais direcionados para a parte “digital” da coisa, portanto fazem as imagens que serão usadas diretamente no game, e não as que serão usadas como esboço. Por isso é necessario ter uma boa noção de design, como preparar texturas seamless, canais de alpha, pixelart, animações quadro a quadro, desenhar particulas prontas para efeitos(adição, multiplicação ou simples alpha).
Você vai precisar de ótimos spriters seu o seu jogo for 2D, pois será necessário desenhar os personagens quadro a quadro.
Para se tornar um spriter para texturas de um jogo 3D, é algo simples, nada que vários meses de pratica não sirva, mas para um spriter de jogo 2D, você vai precisar de muitos anos de aprimoramento em desenho e pintura digital, além é claro, de talento, semelhante ao Concept Artist.
No caso de um jogo 2D, eu realmente encorajo você a contratar vários spriters, justamente porque a produção desse tipo de arte é muito lenta e trabalhosa.

Artista 3D:

Modelagem, Mapeamento UV, Texturização, Rig e Animação. Varias sub-modalidades da arte 3D. Os artistas 3D devem ter habilidade com todas. No mundo dos jogos não existe “sei exclusivamente modelar”, modelar é apenas uma pequena(e a menos trabalhosa) fração do necessário para desenvolver modelos 3D para games(MMORPG no caso).

Para alguém se tornar um completo artista 3D para games, são necessários anos de estudo rigoroso, aprimorando e aprendendo novas técnicas, principalmente se a pessoa ainda não tem experiência com outro tipo de arte, como desenho ou artes plásticas.
Se sua pretensão é fazer um MMORPG 3D, saiba que a produção de modelos prontos para serem incluídos no jogo é lenta e cara, além de que um MMORPG precisa de muitos objetos,personagens,monstros, etc. Por isso recomendo contratar vários.
A média de preço por personagem hoje no brazil é esta entre 2000 a 4000 mil reais por personagem, contratando serviços logicamente você consegue preços melhores.

Quando estiver selecionando o pessoal para o departamento de arte do game. Tenha certeza de que esta contratando apenas profissionais altamente capacitados.
Jamais de espaço para pessoas que dizem ter “alguma noção” a respeito. Artistas amadores ou não devidamente habilidosos(a grande maioria). Eles só são validos se você estiver disposto a pagar um treinamento, do contrario vão apenas afundar seu projeto e suas finanças com modelos ruins, que por falta de parâmetro afirmam ser bons, rigs com triângulos se quebrando e animações robóticas inaceitáveis para um game.

3º Passo Audio:

Barulhos para colocar no jogo? Não, mas quem sabe musicas orquestradas para darem o tema ao jogo, para em momentos de batalha darem a devida sensação de ação, nos labirintos os mistérios, no espaço a liberdade. Muitas vezes passam como imperceptíveis, mas não subestime o poder da música. Imagine como seria “senhor dos anéis” sem a trilha sonóra, ou “star wars” ou o que preferir.
Você vai precisar de um ou mais compositores, de preferência que sintetize os instrumentos no computador, assim você não terá as despesas de gravar as músicas em estúdio. Ou você pode simplesmente fazer você mesmo, afinal, nada que alguns bons anos estudando teoria músical não resolvam, certo?

4º Passo GameDesign:

O outro cargo que você vai precisar para o seu projeto de MMORPG é o GameDesigner. Esse cargo é particularmente fácil de se preencher, Pois todo mundo tem “uma boa idéia”. Você mesmo pode preenche-lo, mesmo se não souber fazer nada que foi citado acima(tenho quase certeza). De fato o GameDesigner é completamente inútil na ausência dos outros citados.
Você pode ter mais de um GameDesigner se quiser, mas eu particularmente acho isso estupidez.
O GameDesigner, escreve a historia do mundo aonde se passa o game, sabe aqueles “genesis” do mundo fantasioso que praticamente ninguém lê? Então, isso mesmo. Ele também monta a idéia do jogo, como vai funcionar, isso e aquilo. O importante aqui, é que ele que vai determinar o trabalho dos outros cargos, (o que vai ser feito pelos artistas, e o que precisa ser programado) então quando mais “incrível, maravilhoso, revolucionário, personalizavel, cheio de detalhes e perfeito” for a idéia dele, mais os outros terão que trabalhar, mais tempo vai levar, e é lógico, mais apertado seu orçamento irá ficar, pois terá de pagar mais e por mais tempo aos seus funcionários. Então tente manter os pés do seu GameDesigner “sabe tudo dono da idéia revolucionária” no chão.
Eu pessoalmente só considero um GameDesigner, alguem que tenha criatividade e que seja apto, ou que possua uma boa noção nos cargos citados anteriormente(ArteDigital e Programação), pois acredito que só assim ele vai saber exatamente o que “esta fazendo”, mas como eu disse, isso é opinião pessoal.

5º Passo Planejamento:

O planejamento pode ser feito de varias formas. Um brainstorm, discussão normal ou simplesmente uma idéia de uno(do GameDesigner “sabe tudo”). Recomendo o Brainstorm entre toda a equipe, afinal, ninguem é dono da verdade. O geralmente acontece é uma pessoa apenas, acredita ter tido a melhor idéia, e quer simplesmente que todos concordem com esta, o que é estupidez.
Outro assunto que devemos abordar é sobre, fazer MMORPGs baseados em algo que já existe(algum desenho animado, filme, jogo, seriado, qqr coisa), pois você terá de negociar os direitos de usar o tal. Algo com preço inicial de 50mil dolares para coisas do exterior e é lógico, uma grande % dos lucros, caso existam.
Nessa fase, monta-se o GDD(Game Design Document) e é importante que toda equipe esteja presente para documentar-se tudo que cada um devera fazer durante todo o projeto. Por exemplo, um catalogo de todos os locais, objetos, personagem a serem modelados, se possível ilustrados pelos Concept Artists. Todas as sprites e interfaces que precisam ser feitas pelos Spriters, tm fluxograma com o funcionamento da parte técnica do jogo para os programadores e uma lista de trilhas necessárias para serem compostas e gravadas pelos músicos.

6º Passo Execução:

Após tudo planejado, artistas e programadores já produzindo e sabendo exatamente o que precisam fazer. Não tem mistério, cada profissional capacitado sabe o que fazer, portanto só vou salientar poucas coisas. Acontecem imprevistos durante a produção, claro, mas tente mudar o mínimo possível o que já foi planejado no 5º passo.
Tenha paciência e estabilidade no bolso, porque pode levar bastante tempo, e como você sabe “time is money” from your “bolso” to your “empregados”.

7º Passo Pós-Execução:

Faça testes, open betas chame por GMs e principalmente(coisas que os usuários fazem de graça e ficam contentes ainda), invista no marketing do seu Game. Banners animados em flash, santitantes e cantantes, com animações de encher os olhos, nos sites de games mais visitados, como todo bom MMORPG faz.
Também será preciso um link direto, e um superservidor. Apenas mais algum investimento.

Considerações Finais:

Se você notou, para todos os cargos você vai precisar contratar(pagar) varias pessoas, então, caro empresário, interessado no mercado de jogos online, é importante você saber que o salário médio para quem trabalha na indústria de games é de R$2.271,00, então multiplique 2.271 pelo numero de funcionários que você vai precisar, e multiplique mais uma vez, pelo tempo que vai levar o desenvolvimento do projeto. Assim você pode ter uma estimativa do custo. Isso porque nem levamos em consideração analistas de redes e de banco de dados.

O unico MMORPG de nivel atual feito no brazil custou 15 milhões de reais(Taikodom). Não existe nenhum MMORPG no mundo (nem os meia-bocas, opensource, comunitarios, etc, pois um link-direto e/ou host dedicado em pouco tempo totaliza isso) feito com menos de 50 mil dolares e não existe nenhum MMORPG decente feito com menos de 2 milhões de dolares.

Se você em algum momento achou que não iria doer no bolso, ou pensa que vai conseguir fazer um sem pagar artistas, técnicos de rede/banco de dados e programadores, desista. Nunca ninguem o fez, e não, você não vai ser o primeiro, caia na real.

Se por um acaso você acha que vai sair recrutando membros que vão ajudar no seu projteo “de graça” e “dividir o lucro no final”, ou seja, você não tem alguns mil dolares sobrando, ou pior ainda, acha que vai fazer tudo sozinho. Bem vindo ao clube dos MMORPGs Fracassados:

viewtopic.php?t=46834&highlight=mmorpg

viewtopic.php?t=48217&highlight=mmorpg

viewtopic.php?t=46932&highlight=mmorpg

viewtopic.php?t=45866&highlight=mmorpg

viewtopic.php?t=46391&highlight=mmorpg

viewtopic.php?t=45107&highlight=mmorpg

viewtopic.php?t=43070&highlight=mmorpg

viewtopic.php?t=40248&highlight=mmorpg

viewtopic.php?t=43352&highlight=mmorpg

viewtopic.php?t=40201&highlight=mmorpg

viewtopic.php?t=41951&highlight=mmorpg

viewtopic.php?t=29325&highlight=mmorpg

viewtopic.php?t=42033&highlight=mmorpg

viewtopic.php?t=41847&highlight=mmorpg

viewtopic.php?t=41545&highlight=mmorpg

viewtopic.php?t=40547&highlight=mmorpg

viewtopic.php?t=41824&highlight=mmorpg

viewtopic.php?t=41545&highlight=mmorpg

viewtopic.php?t=41470&highlight=mmorpg

viewtopic.php?t=46617&highlight=mmorpg

viewtopic.php?t=41349&highlight=mmorpg

viewtopic.php?t=41172&highlight=mmorpg

viewtopic.php?t=40201&highlight=mmorpg

viewtopic.php?t=40253&highlight=mmorpg

viewtopic.php?t=35552&highlight=mmorpg

viewtopic.php?t=45128&highlight=mmorpg

viewtopic.php?t=24057&highlight=mmorpg

viewtopic.php?t=32225&highlight=mmorpg

viewtopic.php?t=29834&highlight=mmorpg

viewtopic.php?t=29725&highlight=mmorpg

viewtopic.php?t=40538&highlight=mmorpg

viewtopic.php?t=28531&highlight=mmorpg

viewtopic.php?t=25208&highlight=mmorpg

viewtopic.php?t=25177&highlight=mmorpg

viewtopic.php?t=24491&highlight=mmorpg

viewtopic.php?t=25869&highlight=mmorpg

viewtopic.php?t=22608&highlight=mmorpg

viewtopic.php?t=22578&highlight=mmorpg

viewtopic.php?t=19247&highlight=mmorpg

viewtopic.php?t….

. xega vai… ¬¬

Mas caso você não seja apenas uma “criança” empolgada em fazer um MMORPG(provavelmente pq jogou bastante e ficou imaginando em como seria se vc “fizesse” um), mas sim quer desenvolver jogos de verdade, confira esse artigo.



  1. Esse artigo foi primeiramente postado aqui: http://www.unidev.com.br/phpbb3/viewtopic.php?f=70&t=47407

  2. Muito Bem Dito.
    Tudo está certo, porém, Ainda é possivel se criar um MMORPG com uma equipe pequena, contanto que tenha pelo menos um Programador e um “Pixelartist”, e que ambos tenham certo tempo para se dedicar. Não estou falando de Projetos Extremamente Grandes, como World of Warcraft, Lineage, Warhammer, etc…
    Mais um Bom exemplo, é Tibia. A Primeira versão é facilmente reproduzida por um Programador que esteja iniciando, Um Jogo sem Som, e com Movimentos limitados. Lógico que Dificilmente voce vai fazer sucesso com isso, mais não deixa de ser um MMORPG. Mais se voce se esforçar um pouco mais, voce consegue fazer algo mais descente.
    Mais vai ter de estar preparado para Gastar algum dinheiro também, Porém se o seu jogo fazer algum Sucesso, e conseguir um patrocinio ou Doações o suficiente, Você já pode tentar pagar um servidor dedicado para roda-lo, suportando algo em torno de 300players, e a partir dai ir avançando seu jogo.

    O Problema real, eu acredito, não é querer criar um MMORPG, e sim querer criar um MMORPG Completo com TUDO que voce ve nos outros MMORPGs.
    Criar um MMORPG não é tão Dificil quanto parece, só da trabalho, o Dificil mesmo, é manter o Ritmo e fazer esse jogo Crescer o suficiente.

    1. Sim, de fato. Concordo com você.

      Só pra ilustrar seu comentário, segue a imagem:
      Versão do Tibia que Lucas se referiu.

    2. eu tenho 13 anos quero criar um MMORPG mas nao sei como comecar tenho amigos e eles tbm querem ajudar se souberem como criar tai o email joao_jv28@yahoo.com.br

  3. Você é muito pessimista cara, eu usando o computador da lanhouse, com paint e c++ em 3 semanas construi meu MMORPG, paguei um servidor dedicado, e aí está o World of Warcraft, um dos jogos mais jogados no mundo.

    1. Oh não! Isso comprova que meu artigo é uma fraude!

  4. Buenas Zizaco!

    Legal seu wordpress, concordo com você em alguns pontos e penso que seus posts estão sendo muito úteis para a gurizada que vive de fantasia ;)
    Se você aceita uma dica… pegue menos pesado com os comentários aleatórios, depois de um certo ponto da leitura eles deixam de ser irreverentes e começam a passar uma idéia de que você é uma pessoa frustrada que não conseguiu levar seus projetos em frente e agora fica descontando no blog 0.o…
    Contúdo, usas bem as palavras e expõe, de uma forma meio atravessada, bons pontos de vista. Deverias te informar melhor sobre o mercado braZileiro de jogos na atualidade pois temos profissionais de altíssima qualidade e, apesar do fato de que as comunidades vivem afundadas de “noobs” SONHANDO em fazer jogos, ainda exstem os profissionasi que levam isso a sério, são graduados e pesquisam a sério as possibilidades de ajudar a erguer este mercado que está em ascenssão no BraZil, pois estes acabam ficando diminuídos diante do panorama que você passa do nosso paíZ.
    Para concluír, tenho certeza de que suas intenções são as melhores e que você sabe o poder que as palavras têm, apenas use-as de forma mais polida e difunda suas idéias (que são boas e bem embasadas pelo que posso ver) com menos fervor e com mais acurácia.

    Parabéns ;)

  5. programador eh tudo gente fina, neh?
    nao tem um q chegue prum iniciante e diga, “voce vai conseguir, um pouco de paciencia e uma ideia boa vai ser o suficiente”, mas nao, os programadores experientes adoram arrebentar com qualquer sonho, mas axo q td isso eh mentira, rune scape, era um jogo com graficos horriveis, tremendos, e acabou fazendo sucesso, e por que? A ideia era boa, nao havia nenhum jogo q vc podia cortar arvores e faze uma fogueira pra assar carne com ela, nao havia nenhum jogo q vc podia minerar e fazer seu proprio equipamento. Agora se vc tiver uma ideia boa, o jogo pode ter graficos antigos, mas td mundo vai querer jogar, ainda + c vc colocar creditos pra poder jogar no começo, ai o jogo acaba c sustentando sozinho, ja dinheiro o suficiente pra pagar os funcionarios e ainda sobra pra vc investi ou desfrutar. =D

    1. Um programador não diz “voce vai conseguir, um pouco de paciencia e uma ideia boa vai ser o suficiente” simplesmente porque um pouco de paciência e uma idéia boa não são o suficiente!
      Se você leu meu outro artigo, vc vai entender que apoio em 100% essa ideia de gameplay alternativo e diferente. Só quero deixar claro que a partir do ponto que a coisa toda é um MMORPG ou um game com gráficos Revolucionários a coisa muda.

  6. Se é forgado rapaz falando tudo isso tem gente mais esperta que vc

    1. Sr. doido_etd@hotmail.com
      Sem dúvida alguma existe gente mais esperta que eu. Isso, não nego.
      “Forgado” é o sr.

  7. Bom, eu estou no processo de desenvolvimento de um mmorpg. por enquanto só estamos eu (programador) e um amigo (artista grafico) para desenvolver. Daqui a mais algum tempo, eu te digo se esse artigo dizia a verdade ou não. abç!!

    1. E ae, como ta o projeto? O artigo diz a verdade ou não?

    2. Sei que já passou bastante tempo desde o seu comentário. E então? Pode nos dizer como anda o projeto? Talvez postar algumas screenshots ou uma versão Beta. ;)

  8. vou criar um com uns colegas acho que fica pronta daki uns 30 anos

    1. Isso! Pelo menos tu foi realista em relação ao prazo.

  9. O VEI VC E UM PROGRAMADOR OU ALGO ASSIM POIS EU ESTUDEI 5 ANOS POW E MUINTO E EU I MEUS AMIGOS TAMOS DISPOSTOS A CRIAR UM I SI VC FOR UM PROGRAMADOR OU ALGO DO TIPO VC MIM COMUNICA BLZ;

    1. AE VEI SO PROGRAMADOR ALGO DO ASSIM TRABALHO NA AREA FAÇO JOGO E POW NAO ROLA MMORPG NAO VEI TO COMUNICANO BLZA;

  10. Eu pensei q só precisava de um programa fácil e bom para fazer um MMORPG. Então existem todos esses gastos? Que coisa. Não existe mesmo nenhum programa grátis e fácil que não seja o RPG Maker para fazer MMORPGs. Tenho 13 anos, agradeço a sua atenção, e, basicamente, não tenho nehuma noção de como fazer MMORPGs. Se souber como me ajudar, por favor, mande um e-mail para marcelochapirazaltzman@hotmail.com

    1. Não existe tal programa (fácil & grátis). Desculpe destruir seu sonho.

  11. Eu nao concordo com boa parte de seu texto, primeiramente não é 100% nescessario uma equipe, sabia que o jogo “Tibia” foi criado por um grupo de amigos (NERD’s) que queria viver em seu proprio mundo perfeito, então, juntem um grupo de no minimo 3 amigos que sonham assim como você e tenham dedicação, que vocês conseguiram fazer o seus tão desejados jogos.

    1. Sim, nesse caso, eu tenho de concordar com você
      Versão de Tibia feita por 3 pessoas.

  12. e se eu juntasse uma equipe de amigos da faculdade para CRIAR uma empresa de mmoS nao seria mais legal e lucrativo??

    1. Seria, junte a galera, CRIE uma empresa de mmoS e me mostre seu jogo.

  13. vlw
    gostei do post
    mas so uma dica:
    não seja tao negativo

    1. Ok, e aqui vai a minha:
      Não fantasie de mais.

  14. massa muito

  15. Eu acho que é possivel começar sim com um pequeno grupo se esforçar e estudar todas as linguagens de programações possiveis para o melhor desenvolvimento do jogo

    1. Ok, então faça.

  16. Pessoal , quem ler isso aqui me respondam, alguem me ajudaria a trabalhar um MMORPG , tudo está planejado, quem quiser , me add no msn : rafael_harryp@hotmail.com

    Obrigado.

  17. Sem dúvida um belo artigo, não acho impossível produzir o próprio MMORPG, você só terá um PUTA trabalho, principalmente se for tentar sozinho, mas no final você vai conseguir algo a nível de Tibia como alguem já havia citado. Tenho 15 anos, estudo algumas coisas sobre games ( No geral ) desde os 11 e mesmo assim não me considero nem nível Intermediário. As pessoas precisam mesmo parar de sonhar e olhar para o mundo real.

  18. errou feio se vc pretende fazer um jogo pra varios jogadores nao desista vc pode sim mesmo trabalhando sozinho (claro que nao vai ser um jogo 3d de ultima geraçao) mas e possivel vejam esse exemplo http://clubpenguinimagens.blogspot.com/p/corrida-de-pinguins.html o cara fes esse jogo SO-ZI-NHO conhecia ele e tinha so 15 anos com uma equipe de 04 a 10 integrantes vc pode aprender a fazer um jogo muito melhor vejam esse exemplo http://treenutsmanianews.blogspot.com/ esse e um blog sobre o jogo por que quando escrevi o jogo tava em reforma mas nao desista e possivel fassa amizade com pessoas que entendem do assunto mesmo que sua equipe seja apenas vc e possivel criar um mmo ou um rpg e talves ate um mmorpg repito mais uma vez Nao desista encontre tudo o que precisa e garanto a voceis e possivel fazer um mmo de graça existem progamas pra isso entao corra atras!

    1. Desculpa, mas esse corrida de pinguins não é um MMORPG. Acho que você não sabe oq significa RPG e nem MMO (Jogo Online != MMORPG). Quanto ao TreeNutsMania, também não parece ser um MMORPG. Além disso, não esta pronto. É só mais um projeto que vai ser abandonado.
      Ou seja, seu comentário como um todo pode ser desconsiderado.

      Obrigado.

  19. sou artista 3d quem tiver entereçado envie um e-mail para patric.kkcirtap@hotmail.com nao quero dinheiro so se o jogo ganhar fico com 25% FASSO GRATIS!!!

    1. Se alguém for fasser um MMOPRG já sabe com quem falar.
      Posta o portfólio na próxima.

  20. Voce nao pode dizer que ninguem consegue fazer um mmorpg. VOces viram o minecraft?? O notch fez o jogo inteiro sozinho. Não é exatamente o tipo de jogo mmorpg, mas chega perto. Tem um video de uma entrevista que ele deu, muito interessante pra quem gosta deste assunto. abç!!

    1. Você esta correto. Minecraft não é um MMOPRG.

      Agora, já que você mencionou o Notch, segue parte da história dele: “Persson(Notch) começou a programar quando tinha 7 anos,[...] Ele produziu seu primeiro jogo (aventura em texto) quando tinha 8 anos, [...] um clone do Mega Man, com gráficos velhos. [...] um tipo de jogo inspirado em lemmings e escavadoras. [...] um jogo de exploração de masmorras. [...] clone de Luxor. [...] um mashup entre 8-Bit Bomberman e Gauntlet. [...] Etc [...] Ele começou a trabalhar como desenvolvedor de jogos para a King.com, que deixou depois de 4 anos para trabalhar como programador na Jalbum. [...] Durante este tempo, ele desenvolveu o MMORPG Wurm Online, embora ele não trabalha mais neste. Fora do trabalho ele frequentemente participa de competições, incluindo Ludum Dare, LD12 e o Java 4K Game Programming Contest.”

      Como pode ver, ele seguiu o passo 1º do artigo corretamente. (vários anos de programação, desde os 7. E fez vários jogos simples) com isso ele adquiriu competência de fazer um jogo Online razoável e $ para o mesmo.

      Cya.

  21. Legal gostei do post! Concordo em algumas coisas outras não, mas uma coisa é fato, não tem nada de fácil em fazer um mmorpg, portanto quem quer se aventurar é melhor estar preparado, e muito dedicado!!!!!!!!!! flw

    1. Concordo. É melhor estar bem $preparado$.

  22. Ótimo post Zizaco. Concordo com você em alguns sentidos. Afirmo isso pelo meu exemplo: Quando criança eu era apaixonado por games, e sempre quis saber como eles eram feitos. Cheguei a procurar diversas vezes no Google coisas como “Crie seu próprio jogo”, me deparando com diversos tipos de makers por aí. Me aventurei pelo GameFactory, pelo RPGMaker, cheguei até a criar alguns sprites e fases pra MUGEN. Ou seja, acho que não desisti tão fácil, né? Mas não me arrependo disso, foi com os Makers que tive meu primeiro contato com programação. Cheguei a criar um ou outro RPG perdido, mas preferia a idéia de construir minhas próprias engines. Mais tarde, conheci o Flash, e consegui “fazer um MegaMan”. Aprendi um pouco sobre animação e bem mais sobre programação. Foi aí que conheci o 3DSMax e o Blender. Me apaixonei pelo blender pelo fato dele ser grátis e gigantescamente mais leve do que o 3DSMax, além de ter código aberto. A idéia de criar meus próprios personagens 3D, sem precisar fazer mágica com os pixels era surpreendente. Tentei aprender C++, só que tive muita dificuldade, uma vez que o uso de gráficos parecia bem complicado. Então conheci o Blitz3D. Foi das maiores revoluções da minha jornada. Já consigo fazer diversas aplicações, incluindo programas que vejo num curso de Fortran, que tenho no colégio. Enfim, quando lembro dos meus 8 anos e do GameFactory, vejo que evoluí muito, tendo que puxar meus pés no chão várias vezes é claro, além de deixar de lado várias vezes quando não via resultados satisfatórios. Mas acabei por perceber que não adianta querer fazer tudo de uma vez. Ir aos poucos e dissecando cada aprendizado pode ser a melhor maneira de aprender a PROGRAMAR JOGOS. Como você disse, não existe saída “fácil e rápida”. Tenho 16 anos, e ainda sonho em criar um MMORPG bem feito, com PixelShader e tudo mais. Mais até lá vou estudando, para não ser só mais um desistente no caminho. Aconselho aos que realmente querem criar jogos, estudo, calma e persistência… Um incentivo as vezes pode mudar o futuro de um plano, e é muito difícil achar bons por aí. Finalizo dizendo que sou mais um seguidor do seu blog. Consegui criar um jogo da velha legal usando o Blitz3D pra programação, o GIMP pra edição de imagens e o Flash pra animação. E fico feliz de ter usado imagens só minhas e um código próprio. Gostaria de saber como você aprendeu programação e se vc também manja modelagem 3D. Se vc pudesse adicionar tutorias de Blitz3D, acho que também seria de grande ajuda. Ultimamente tá faltando xD Valeu… Fui.

    1. Obrigado Gabriel;

      Bem, aprendi programação tentando criar meus próprios jogos e programas com o antigo Visual Basic 6. Nessa área acredito que ser um pouco auto-didata é fundamental. Correr atras de conteúdo na internet ou em livros me ajudou (e ainda ajuda) muito. Em sumo: praticar bastante, buscar aprender sempre mais e possuir auto-crítica.

      O mesmo vale pra modelagem 3D: praticar bastante, buscar opiniões, criticas e novas formas de se fazer e possuir auto-crítica.
      A auto-crítica é algo muito positivo, pois é ela quem vai fazer evoluir.
      Você perguntou se eu faço modelagem 3D. Bem, faz muito tempo que eu não modelo nada, acho que as ultimas coisas foram essas: Aqui e Aqui.

      Pra aprender Blitz3D (e a programar bem estruturalmente, algo fundamental pra praticamente todas as linguagens) recomendo o curso Programação de Jogos Completos com Blitz3D da UDCO.

  23. PS.: Recentemente vi um game com efeitos gráficos e sonoros lindos, e em 2D, feito por apenas dois universitários , chamado Aquaria. Cheguei a jogar um pouco pra ver como era, e achei o trabalho incrível! Qual a sua opinião?

    1. Minha opinião é que ao invés de as pessoas ocuparem seu tempo sonhando em fazer um MMORPG, elas deveriam fazer jogos como o Aquaria. Simples, diferentes, divertidos e, principalmente, que foquem a jogabilidade. Pra quem não conhece o Aquaria: Clique aqui.

  24. O zizaco gostei muito do seu site e estou logo avisando,não vim aqui mostrar nenhum outro super mmorpg que irá abalar o mundo, vim apenas dar os parabens pra voce por esse belo trabalho em abrir a mente dessa garotada mais nova.
    Pés no chão sempre qualquer vitória na vida 99% de transpiração e 1% de inspiração, não necessariamente nessa proporção :)
    Abraço e sucesso pra voce.

  25. Eu estava meio afim de criar apenas um jogo de rpg simples em 2D para amigos,e pouco complexo, apenas para me divertir um pouco.
    Quem sabe um dia talvez tenha dinheiro para criar um mmorpg com todos esses requisitos!:) (Muito Improvavel conseguir 50.000$ para criar um MMORPG simples que possa nao dar certo)

    Vlw!

  26. Na verdade eu achei um programa de criar mmorpg pago mas achei!

  27. “Cada sonho que você deixa para trás é um pedaço do seu futuro que deixa de existir.”

    Steve Jobs

    “Todas as pessoas me diziam que quanto maior o sonho maior tombo mais nenhuma delas me perguntou se eu tinha medo de cair.”

    Bob Marley

    Pura verdade, eles sabem mais do que vc babaca.

    1. Ok, vou responder com citações também Sr. cult-wannabe.

      “Compreendemos mal o mundo e depois dizemos que ele nos decepciona.”
      Rabindranath Tagore

      “As decepções, as derrotas, o desânimo são ferramentas que Deus utiliza para mostrar a estrada.”
      Paulo Coelho

      “A realidade é dura, mas ainda é o único lugar onde se pode comer um bom bife…”
      Woody Allen

      “É melhor, muito melhor, contentar-se com a realidade; se ela não é tão brilhante como os sonhos, tem pelo menos a vantagem de existir.”
      Machado de Assis
      ;)

  28. Você não tem vida,não deve ter família nem namorada e ainda deve ser BVL .

    KKKKKkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    1. Sinto te decepcionar, mas todas as suas afirmações estão erradas.

      Tenho vida, namorada, faço faculdade, trabalho na area, tenho banda, etc. Já você, que se incomoda em vir escrever merda, deve estar numa situação crítica. “KKkkKkkKkkkkkkkkkkk” ;]

      Não me surpreende o fato de você ficar bravinho por não haver um método mágico de fazer um MMORPG, afinal você é apenas um otário scriptkid. Já que seu site (“invasaohacking.com”) é um site medíocre para scriptkids site que ensina a instalar complemento no firefox. lol.

      Cresça.

  29. Pow meu eu fiquei feliz pa caramba quando comecei a usar o rpg maker e fiz coisas incriveis com ele, depois comecei caminhando e conheci o corel draw (ja sou expert atualmente e tenho alguns diplomas) e o photoshop (sou péssimo a ponto de não conseguir mudar a cor do olho sem tutorial kkkk), conheci um pouco do visual basic 6, e o adobe flash (que antes era da macromedia), mas realmente concordo com o que você disse.
    No meu caso para eu conseguir virar um concept artist falta eu sair do corel ir pro Illustrator, aprender a desenhar personagens estilo mangá (no papel mesmo, kkkk), saber aplicar tons no photoshop para depois começar animação. (tanto é que não consigo fazer nada no flash) mas com seu post vi a verdadeira realidade do longo processo nessa ramo, tenho 16 anos e to no 3º Ano do Ensino Médio, e estou em dúvida entre cursar Direito (tenho 90% de certeza que algum dia ser promotor) ou Design (que como o anime Bakuman diz algumas coisas na vida são apostas) e daqui a uns 2 meses volto no seu blog e vejo o que decidi da vida, obrigado pelas informações ^^

  30. tenho ideias de um jogo para botar varios tipos de jogo no chinelo mais depois doque eu li vejo ke noa tenho cassife pra fazer ele no minimo ele seria de 18gb 2.7 ou 3.0 mmorpg 6 a 7 classes mais de 30 mapas com 2 a 4 mobs de drop(boss) mas to vendo ke meu sonho vai ter ke se desfazer kkkkkkkk

  31. tenho ele todinho em desenho e esbolsos nome é tudo totalmente feito somente falta colocar pra funcionar

  32. Putz to vendo que vou ter que espera eu ficar rico para contratar progamador para mim para realizar o meu sonho . pelo jeito voces vão ter que esperar pelo melhor jogo do mundo

  33. hahahaha…melhor topico que eu já li nos ultimos anos.
    Sou programador, e estudo desenvolvimento de jogos, e não é questão de ser pessimista ou blábláblá…e parar de sonhar…Qr desenvolver algo? pegue um livro e comece a estudar(fim).

    Otimo post, otimo!

  34. zizaco achei muito ultil oque vc falou desanima, mas é a realidade
    todas as pessoas aqui gostaria de criar um mmo e também acho q todos ja sabe para faze um mmorpg de qualidade igual woc
    ou outro mmorpg precisa de muitas pessoas, mas eu não sei q caminho vou trilhar para consegui faze meu jogo ainda ser os Uns dos Melhores
    mas nunca vou desistir do meus sonhos se não Prefiro morrer se não segui meus sonhos porq faze outras coisa nunca me satisfaz

    1. Esto pensando em criar um rpg que tiver um dos requisitos

    2. Zizaco,sei que vc é um cara muito realista.Mas tambem não podemos esquecer que o ser humano é feito de sonhos.O que seria se Santos Drummon se tivesse esse pensamento -duro,realista demais-nunca teria inventado o avião,e olhe q ele era o q mais ouvia dos outros q n conseguia,algo tão normal hoje e impossível antigamente.Steve Jobs,um simples nerd de garagem,que transformou seu cafofo batizado de apple com projetos de faculdade numa das maiores empresas de informatica do planeta com computadores e programas revolucionarios,emfim.Sei q muita gente,como eu,tem q comer muita poeira-e como – p chegar a metade disso,mas cada um tem seu ritmo de estudo,trabalho,financeiro;mas cada um pode encontrar seu jeito rapido de realizar seus sonhos,e isso é que nos iguala aos citados.

  35. Alguém está usando muita lógica brasileira, e isso não é bom.
    Eu uso a lógica Japonesa, que diz: Se ninguém fez ainda, eu posso ser o primeiro.Lógico que isso só funcionaria se eu fosse Hiper inteligente e meu jogo fosse offline, mas eu posso ser o primeiro cara a fazer um jogo e não precisar pagar.
    {A} {D} {I} {O} {S}

  36. Eu tenho umas noçoes de C++ (ja cheguei +- ao tetris mas saiu mt fraquinho xp), mas sei que nunca conseguiria desenvolver um mmorpg de origem.

    Zizaco eu queria saber a sua opinião, visto que me pareceu bastante realista
    Em jogos como metin2 , WOW, etc. existem sempre servidores privados que copiam os originais

    Não seria possivel fazer uma junção das personagens duns, dos mapas do outro (ou alterar os já existente?) e meter isso a online pa uns 10 amigos, meter uns videos na net e se viessem doaçoes comprar o servidor?

    Eu quero ter umas noçoes e vou estudando o que posso mas se essa ideia tivesse um pouco de nexo ja dava mais entusiasmo…

    1. Oi João.

      Os servidores “privados” que você falou na verdade são servidores piratas. Ou seja, é ilegal. Portanto se você cobrar algum dinheiro ou pedir doações que reflitam em benefícios no seu servidor (vender algo) e a Blizzard ou a Ymir ficarem sabendo, você provavelmente vai ser processado e ter muita dor de cabeça.

      Ou seja, se você investir em divulgação ou propaganda do seu servidor a unica coisa que vai conseguir vai ser “pedir” para que a produtora original do jogo te processe. Por isso esses servidores “privados” sempre são obscuros e divulgados em forums/sites não muito bem indexados e sempre são pequenos.

      Como se não bastasse isso, não é possível modificar os jogos, uma vez que eles são binários (executáveis compilados). Vocẽ provavelmente vai conseguir alterar alguns atributos como força, vida, etc dos inimigos, deixar um item mais forte etc. Mas na maioria dos casos não vai ser possível inserir um monstro ou personagem completamente novo, muito menos misturar um personagem ou mapa de um jogo no outro.

      E o mais importante: Fazer servidor pirata é totalmente diferente de fazer jogo. São coisas completamente distintas. Teoricamente você nunca vai poder ganhar dinheiro, dizer que você que fez, realmente personalizar elementos do jogo, fazer propaganda e divulgação do seu servidor pirata.

      O máximo que você pode obter com servidores piratas é: Despesas (para manter o servidor), socializar, aprender algo (menos do que se fizesse seu próprio jogo) e se gabar para os players e amigos de que você é o “GM do server”.

      A unica exceção que conheço (podem haver outras) é o jogo MU Online cuja a licença (se não me engano) é algo do tipo “All Rights for Everyone”. Então se tratando desse jogo você poderia cobrar legalmente para jogarem no seu servidor.

      Espero ter tirado suas dúvidas.

      1. Sim obrigado, era isso mesmo que eu queria saber porque nunca criei um server privado/pirata mas ja vi e estao bastante diferentes mas sendo assim vou continuar a treinar e se algum dia souber um pouco de tudo logo avanço xdd

  37. kkkk que otario,ja to fazendo o meu,encontrei pessoas q fariam de graça comigo
    a idéia é ótima ja tenho varias classes, raças, sub raças,e um mundo razoavelmente grande.
    Alem de uma historia q ja esta no papel.Se der certo (E vai dar) ainda pode sair um livro.
    Muahahahahaha.

    1. “kkkk” que piada. Então se der certo (Que com certeza vai dar *ironico*) responda esse comentário aqui com alguma coisa concreta sobre o seu projeto. Boa sorte com o livro (Que com certeza vai ser muito bom, considerando a sua exímia habilidade em escrita). Tente encontrar pessoas para publica-lo de graça também.
      Até mais “DavidSc2WoW@Hotmail.Com”, “Muahahahaha”.

  38. cara vc é mto ótario msm nem sabe qem eu so
    (E aposto q quando sair vc vai ta jogando tb ´´ironico“)
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    1. ´´qem eu so“
      “kkkkkkkkkkkk”

  39. a e ja tenho 2 livros escritos
    (Só p saber ´´minha exímia habilidade em escrita“ )

    1. Então por favor, compartilhe conosco quais são os títulos que vc escreveu.

      1. Pede para compartilhar o RG, deve ser um garotinho de 12 anos se achando “o escritor e produtor de jogos”

  40. è sério msm cara vc n sabe quem eu so.
    vc só ta continuando a discutir pq n ta cara a cara comigo.
    saiba q eu posso tirar se site da net.
    mas eu n vou acabar com a tua vida n.

    1. É pra rir mesmo.
      Antes de te banir dos comentários fica o pedido. Arranque esse “site da net” já que você é “o cara”. Até mais.

    2. O que queremos é que você pare de conversa furada e mostre algo concreto. Queremos idéias fundamentadas, e não “achismos”.

  41. É, agora tá confirmado que tem 12 anos.

    1. Hahaha, realmente!

  42. Praticamente a mesma coisa.

  43. prefiro so jogar e muito mais facio, mas um dia tauves se eu me cansar de jogar vou contratar uma equipe espeializada para fazer um game. valeu zizacco

  44. Zizaco o que vc esqueceu de considerar no seu post foi que o tibia foi lançado por estudantes e depois de um tempo acabou fazendo sucesso, estou ciente de que ele é muito feio em relação a gráficos mais a primeira versão é de 1995 e se seguimos essa ideia qualquer turma de COMPUTAÇÃO GRÁFICA ou DESENVOLVIMENTO WEB(Esse pessoal estuda programação “principalmente de servidores” e modelagem gráfica ) poderia desenvolver um MMORPG com um pouco de esforço e dedicação, bom eu estou cursando o ultimo ano de desenvolvimento web e se o projeto for aceito entrarei em contato para lhe mostrar que é possível, lembrando não será nenhum World of Warcraft mas será um jogo razoável. Principalmente se todos aceitarem continuar desenvolvendo o jogo depois de termos terminado o curso.

    FLW !!!

    1. COMPUTAÇÃO GRÁFICA ou DESENVOLVIMENTO WEB(Esse pessoal estuda programação “principalmente de servidores” e modelagem gráfica ) poderia desenvolver um MMORPG com um pouco de esforço e dedicação

      Só que não. Daonde você tirou isso?

      Olá Kelton, boa sorte na sua empreitada, espero que entre contato mesmo se o seu projeto não sair do papel. Assim vai ajudar a manter os outros sonhadores que vierem aqui a manter o pé no chão.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s



Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: